Pesquisar

29 de fevereiro de 2008

Esquetes Misturadas

Prepare alguns bilhetes com cenários do tipo: fazendo uma prova dificílima; preparando uma torta; ouvindo um concerto de música clássica; fazendo pesquisa de opinião; dirigindo um carro, lutando luta livre, etc. Coloque duas pessoas na frente do grupo, e elas começam a atuar conforme o cenário que lhes foi passado. Pode ser algo bem engraçado (diga ao pessoal que os diálogos devem ser criativos). Depois de um tempo (30 segundos, um minuto), grite “Troca!”. Então uma pessoa levanta da platéia e toma o lugar de um dos dois, que sai da encenação. A próxima pessoa começa a atuar, entretanto, com outro cenário que já lhe foi passado, sem dizer ao outro qual cenário que é, enquanto o outro tenta prosseguir atuando com o cenário anterior. De forma que os dois cenários acabam se misturando. Se o pessoal for criativo a coisa pode ficar engraçada mesmo!

Se o grupo for grande você pode colocar quatro pessoas de cada vez, sempre trocando duas. Se estiver a fim de avacalhar tudo completamente, coloque um cenário para cada uma das quatro pessoas!

28 de fevereiro de 2008

Quem sou eu?

Prepare alguns papéis com nomes de celebridades, pessoas do grupo, personagens bíblicos, personagens de desenhos animados, lugares, objetos, etc. Prenda um nome nas costas de cada pessoa com fita adesiva. Todos então caminham livremente pela sala fazendo perguntas uns aos outros para descobrir a personalidade que está em suas costas. Só podem ser perguntas com resposta SIM / NÃO. Ex.: Sou um homem? Sou um desenho animado? Tenho super poderes? Que cor eu sou? Etc. Quem descobrir o seu, pode sentar e deixar o restante do pessoal tentar descobrir.

Variação: Faça pares de coisas de combinam: (bolo / aniversário, cachorro / osso, violino / orquestra) e cada um tem que descobrir e seu e ainda achar seu par. Mas é PROIBIDO dizer para outra pessoa que suspeita de ser seu par qual é a resposta - cada um deve descobrir o seu antes.

20 de fevereiro de 2008

Cruzados

Este jogo é bem conhecido, mas bem divertido.

Você vai precisar de uma bola de tênis, ou de vôlei (ou outra qualquer).

Divida todos participantes em 2 ou 3 times iguais (com no máximo 20 pessoas em cada time). Dê para cada pessoa em cada time um número (de forma que duas ou três pessoas, uma de cada time, devem ter o mesmo número). Coloque a bola no chão e faça-os sentarem em fileiras (ou em círculo) em volta da bola, de forma que os times fiquem à mesma distância da bola. A cada rodada o líder chama um número, e as pessoas com esse número devem correr até a bola, pegá-la e sentar em seu lugar (nesse caso o time ganha um ponto). Quando o jogador pegar a bola, o objetivo de seu adversário passa a ser encostar nele antes que ele sente-se em seu lugar (nessa caso o time do adversário ganha um ponto).

De vez em quando chame dois números, só para fazer a coisa ficar engraçada.

17 de fevereiro de 2008

Arranca-Meias

Simples mas divertida!!

Todos tiram os sapatos e as meias e vestem as meias nas mãos.

O objetivo de jogo é arrancar as meias dos outros e ser o último do jogo com pelo menos uma meias nas mãos. Tome cuidado que pode ficar competitivo. Recomendo mais para crianças, os jovens podem se empolgar demais!

13 de fevereiro de 2008

Transformando Água em Vinho

Uma ilustração para o milagre de quando Jesus transformou água em vinho.

Vamos precisar de:

  • Duas jarras transparente (ou uma jarra e um copo)
  • Suco em pó sabor uva

Encha uma jarra de água. Na outra jarra, coloque o suco em pó de uva. Nesta segunda jarra, coloque um pano ou guardanapo em volta de base, de forma que não se possa enxergar o suco em pó no fundo.

Enquanto estiver contando a história do milagre, faça o “milagre”: derrame a água de uma jarra na outra. Ofereça então o “vinho” ao pessoal.

Fale sobre uma das tantas aplicações práticas que esse texto tem em nossas vidas.

12 de fevereiro de 2008

Esquete - Tudo por Uma Venda

OK, já vi que o pessoal está em busca de esquetes, então vou começar a colocar algumas também!

Precisaremos de: 3 cadeiras, um balde de água, uma garrafa de kechup, mostarda e maionese, geléia, margarina, refrigerante, (outras comidas que fazem sujeira), fósforos.

O vendedor entra no palco e pede (ou convoca) alguns voluntários para ajudar. Como o cenário é uma loja de móveis, os voluntários serão móveis e utensílios.

Para o sofá, três cadeiras são ajuntadas e em cada cadeira senta um voluntário, com dois voluntários de cada lado para os encostos de braço. Outra pessoa é a lâmpada atrás do sofá. Outra será a mesinha de centro, etc. (podem haver vários). Os voluntários devem ser instruídos para não sair de sua posição não importa o que aconteça. Eles não devem se mover.

Quando estiver pronto, o vendedor diz para o público que o negócio está lento e ele REALMENTE precisa de uma venda!

Assim que ele disser isso entra o outro personagem (a Mãe), que diz que está procurando por móveis de qualidade muito alta. O vendedor a assegura de que seus móveis são ótimos. A Mãe diz que isto é ótimo porque ela tem 9 filhos e eles DESTRUÍRAM a mobília de casa. O vendedor convida a mãe a se sentar para experimentar como é confortável o sofá (ela senta num voluntária e põe seus pés na “mesa de centro”. A mãe comenta que realmente é muito confortável mas ela está preocupada se o tecido vai aguentar seus filhos bagunceiros.

Como o vendedor PRECISA fazer esta venda ele então busca provar quão durável e resistente é a mobília.

O vendedor oferece para a Mãe saltar várias vezes em cima dos móveis, ligar e desligar a lâmpada diversas vezes (puxar o braço da “lâmpada”), bater no mobiliária para para ver como é sólida a madeira, etc. A mãe então está interessada mas não totalmente convencida. Ela quer saber se os móveis vão resistir a manchas e outros problemas.

O vendedor está desesperado, portanto ele/ela sai do palco e volta com uma garrafa de ketchup e começa a derramar no “sofá” (não deixe que o pessoal saia correndo!) . A mãe ainda não está com certeza e pede mais demonstrações. O vendedor pode derramar outras coisas - mostarda, maionese, geléia, doce de leite, etc. tanto no sofá como nos outros móveis.

Agora os voluntários já devem estar bastante nervosos com o que virá a seguir.

A mãe pergunta o melhor jeito de lavar os móveis. O vendedor sai e volta com um balde de água, jogando-o nos “móveis”. A mãe então diz que está preocupada se os móvies vão resistir porque seus filhos gostam de brincar com fósforos e fogo. A esse ponto os voluntários provavelmente vão sair correndo do palco, mas se sobrarem alguns, o vendedor diz para a mãe que ele tem uma garrafa de gasolina e pede para ela ja ir acendendo um fósforo (entrega os fósforos para ela).

Se AINDA houverem voluntários no palco - então mãe pode dizer que isso não será necessário que ela irá comprá-los e a esquete acaba!

11 de fevereiro de 2008

Caçador do Exército

É um jogo como “caçador” (também chamado de “queimado”) mas as regras mudam um pouco: se alguém for atingido em uma certa parte do corpo, não pode mais usá-la até o fim do jogo.

Por exemplo, se alguém for atingido no braço, não pode mais usá-lo para arremessar. Se for atingido em uma perna, só pode mais pular com a outra perna. Se for atingido no tronco ou cabeça, está fora.

Use uma ou mais bolas de plástico ou vôlei - também é possível jogar com times ou cada um por si.

Não me pergunte por que esse nome.


2 de fevereiro de 2008

Futebol de Macaco

Faça um jogo de futebol, porém ao invés de jogar com os pés, as pessoas só podem usar as mãos! Não é permitido segurar ou levantar a bola, apenas bater nela com as mãos. É engraçadíssimo pois, ao ficarem curvados, o pessoal parece um bando de macacos jogando futebol.