Pesquisar

28 de janeiro de 2008

Leilão Cego

Uma ótima ilustração para pressão de grupo. Faça o seguinte:

Imprima fotos (ou leve os objetos, se conseguir) de três objetos que sejam bons e três que sejam ruins. Por exemplo: cerveja, drogas e um CD do Eminem ou Linkin Park ; e livros da escola (representa educação), um CD cristão e uma Bíblia.

Dê para cada um R$ 1.000 de um jogo de Banco Imobiliáro. Cubra-os com vendas (ou faça-os sentarem-se de costas). Mencione “coisas boas” sobre os itens ruins, e “preconceitos” sobre as coisas boas. Então começa o leilão com o pessoal levantando a mão até chegar à quantia mais alta. Então o item é considerado propriedade do que deu a maior oferta.

Depois que o leilão terminar, tire as vendas (ou vire todos de frente) e surpreenda-os com os itens que compraram. A discussão então gira em torno de como ser cego e apenas ouvir as promessas enganadoras de algumas coisas acabam levando à decisões erradas, como drogas (todos seus problemas irão acabar) e álcool (você terá uma ótima auto-estima) e afastam de decisões boas, como educação (é considerado chatice por todos) e a Bíblia (é algo do passado, vai lhe tornar impopular). Uma ótima reflexão.

26 de janeiro de 2008

Batalha da Cadeira

Coloque uma cadeira no centro da sala e peça para o pessoal fazer um círculo em volta. Todos entrelaçam os braços, como num “abraço de grupo”. O objetivo é empurrar os outros de forma a fazer alguém encostar na cadeira. Quando uma pessoa encostar cai fora do jogo e começa outra rodada. Continua até que só sobre uma pessoa.

Tome cuidado para ninguém se machucar! Se o jogo começar a ficar violento, pare na hora.

21 de janeiro de 2008

Canhões de Balão

Vamos precisar de:

  • alguns balões
  • bolas de diversos tipos (as que você conseguir arranjar).

Divida o grupo em dois times e faça-os sentarem em fileiras, a uns 10 metros de distância um do outro. Coloque o balão bem no meio. O objetivo é, tocando as bolas no balão, fazê-lo chegar até o time adversário. Não vale soprar o balão, nem pegá-lo com as mãos, nem levantar do seu lugar! Os líderes devem ficar ajudando tocando de volta as bolas que forem para longe do alcance dos jogadores.

Não permita que fiquem tocando as bolas uns nos outros!

18 de janeiro de 2008

Balões + Fita Adesiva = Diversão

Duas brincadeiras para fazer com balões e fita adesiva. Vamos precisar de:

  • balões
  • rolos de fita adesiva (do tipo que se usa para embalar caixas)

Na primeira brincadeira, divida o pessoal em dois ou mais grupos. Cada grupo escolhe um voluntário (melhor que seja um rapaz!!), que terá enrolado em volta de si, da cintura até o pescoço, fita adesiva com o lado grudento para fora! Divida um número idêntico de balões vazios entre os grupos. No JÁ, os participantes começam a encher os balões, amarrá-los e grudá-los no “grudento” do grupo. Quando o tempo encerrar (se você tiver balões suficientes, deixe correr até encher de balões!), pegue um alfinete e vá estourando os balões para ver quem conseguiu mais.

A brincadeira nº 2 é um pouco parecida. Separe os grupos e amarre um voluntário para cada com fita também, porém já deixe os balões cheios e prontos. Todos participantes são vendados e os balões são colocados de um lado da sala, e os “grudentos”, do outro. No JÁ, cada grupo deve buscar os balões de um lado da sala e grudá-los no “grudento” do outro. O “grudento” pode falar com os participantes de seu time para orientá-los, mas não pode se mexer. Da mesma forma, quem grudar mais balões após o tempo acabar vence.

Obs.: essa segunda brincadeira não dá para muita gente, senão o pessoal vendado vai ficar se batendo todo!

14 de janeiro de 2008

Álibis

Foi cometido um crime. Tente fazer o mais real e convincente possível. Por exemplo, diga que R$ 200 foram roubados do escritório do pastor. Todos do grupo tem um álibi exceto duas pessoas (escolha alguém) que estavam juntas na hora do roubo. Elas tem 5 minutos para inventar um álibi fora da sala. Elas podem escrever, se quiserem. Enquanto isso, o resto do pessoal serão os interrogadores. Eles combinarão algumas perguntas para fazer para os suspeitos para criar inconsistências e contradições entre os álibis. Cada pessoa será interrogada separadamente (primeiro uma entra e é interrogada, depois a segunda entra e é interrogada na presença da primeira, que não pode falar nada). Dependendo de como elas forem depois do interrogatório, o grupo as julgará culpadas ou inocentes.

É interessante por que as primeiras vezes com certeza serão culpados, mas depois que o grupo pegar o jeito do jogo os álibis ficam cada vez melhores!

5 de janeiro de 2008

Fax sem Fio

Um twist na clássica brincadeira do telefone sem fio.

Faça duas filas com o mesmo número de pessoas. Para as duas pessoas mais de trás, mostre um desenho simples (uma casa, um sol, um sorvete). Agora os times devem ir passando o desenho um para o outro desenhando-o nas costas da pessoa da frente. Só pode desenhar uma vez! A pessoa mais da frente de cada fila deve então fazer o desenho no papel. Compare os dois desenhos com o original!

1 de janeiro de 2008

Corrida de Biscoitos

Brincadeira para lanche!! Precisaremos de:

  • duas tigelas
  • biscoitos recheados
  • pasta de dente

Encha duas tigelas com o mesmo número de biscoitos “Negresco” (ou a marca que preferir). Calcular o número de biscoitos pelo número de participantes (5-6 biscoitos por pessoa é uma boa medida). Uma tigela será para as meninas, outra para os rapazes.

No JÁ todos devem começar a comer e o time que acabar os biscoitos primeiro vence.

Em alguns biscoitos na tigela dos rapazes, retire o recheio previamente e coloque pasta de dente no lugar. A reação deles será muito engraçada!!