Uma ótima ilustração para pressão de grupo. Faça o seguinte:

Imprima fotos (ou leve os objetos, se conseguir) de três objetos que sejam bons e três que sejam ruins. Por exemplo: cerveja, drogas e um CD do Eminem ou Linkin Park ; e livros da escola (representa educação), um CD cristão e uma Bíblia.

Dê para cada um R$ 1.000 de um jogo de Banco Imobiliáro. Cubra-os com vendas (ou faça-os sentarem-se de costas). Mencione “coisas boas” sobre os itens ruins, e “preconceitos” sobre as coisas boas. Então começa o leilão com o pessoal levantando a mão até chegar à quantia mais alta. Então o item é considerado propriedade do que deu a maior oferta.

Depois que o leilão terminar, tire as vendas (ou vire todos de frente) e surpreenda-os com os itens que compraram. A discussão então gira em torno de como ser cego e apenas ouvir as promessas enganadoras de algumas coisas acabam levando à decisões erradas, como drogas (todos seus problemas irão acabar) e álcool (você terá uma ótima auto-estima) e afastam de decisões boas, como educação (é considerado chatice por todos) e a Bíblia (é algo do passado, vai lhe tornar impopular). Uma ótima reflexão.